Em 2016, ano em que Setúbal foi a “Cidade Europeia do Desporto” a YMCA de Setúbal instituiu o troféu perpétuo para Regata de Iates à Vela Cruzeiro, disputado no Rio Sado e Baía da Arrábida.

Para o efeito acordou com o Clube de Vela do Sado ser a instituição que anualmente calendariza esta regata. Acresce o apoio da Marina de Tróia guardiã do Troféu, e que disponibiliza todos os recursos logísticos para a realização de regata.

No dia 24 de junho de 2017, inscreveram-se 12 iates. A partida foi ás 11.00 h, tendo o júri dado conhecimento do itinerário só quando os diversos iates se encontravam em manobra para se posicionar para a largada.

Os proprietários dos iates disponibilizam espaço para JOVENS “tripulantes” DA ymca.

o ” Iate de Setúbal” acompanhou a regata com 38 convidados da YMCA.

O primeiro iate a cortar a linha de chegada foi o “ARGONAVIS” com 1hora e cinquenta e dois minutos. O vencedor foi o Iate “SAMBA” de Luís Mósca das Neves, que assim terá o nome do seu iate como vencedor de 2017, no troféu da YMCA, tendo recebido no convívio que se seguiu no Club da Marina de Tróia, a miniatura do Troféu.

De referir do bom espírito de boa camaradagem tradição deste tipo de desporto, e do desejo de dar continuidade aperfeiçoando alguns aspetos, como a presença de jovens “tripulantes” convidados, e se possível ter mais acompanhantes, dado o número de interessados que não puderam embarcar no “Iate de Setúbal” dada a limitação de lotação.

Deixar uma resposta