Curso de Formação de Técnicos de Mecatrónica, no Bairro da Bela Vista, Setúbal.

Curso de Formação de Técnicos de apoio à Família, em Alcácer do Sal.

YMCA de Setúbal iniciou em Maio de 2013, 3 Cursos de Aprendizagem de Formação Profissional Inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Os Cursos de Aprendizagem destinam-se a jovens que devem reunir, cumulativamente, idade inferior a 25 anos e como habilitações escolares, o 9.º ano de escolaridade.

Os cursos têm a duração de 3 anos letivos, com o total de 3 675h, dando dupla certificação como Técnicos de Mecatrónica nível IV e equivalência ao 12º ano.

Os Cursos de Aprendizagem são compostos por 4 componentes de formação:

Formação Sociocultural — Componente de formação, com carácter transdisciplinar e transversal, que visa a aquisição ou reforço de competências académicas, pessoais, sociais e profissionais.

Formação Científica — Componente que visa a aquisição de competências nos domínios de natureza científica, que fundamentam as tecnologias.

Formação Tecnológica — Componente que visa, de forma integrada com as restantes componentes de formação, dotar os formandos de competências tecnológicas, que lhes permitam o desenvolvimento de atividades práticas e de resolução de problemas inerentes ao exercício de uma determinada profissão.

Formação Prática em Contexto de Trabalho — Componente desenvolvida em contexto de empresa, que visa desenvolver novas competências e consolidar as adquiridas em contexto de formação.