Loading ...
BEM VINDO À YMCA SETÚBAL

YMCA Europa Academia de Liderança

YMCA Europa, YMCA Setúbal

A YMCA Europe Liderership Academy (YLA) teve sua primeira sessão em Litomysl entre 21 de março e 26 de março. Em que a YMCA Setúbal está presente com a formanda Renata Barreto e por João Moura na equipa de planeamento do curso de formação.

02056l

A segunda parte foi dedicada aos direitos humanos e à abordagem baseada nos direitos humanos. O objetivo deste módulo era aumentar a conscientização sobre os direitos humanos e os principais instrumentos para protegê-los (como cartas e convenções internacionais e instituições como o Conselho da Europa) e a abordagem baseada nos direitos humanos, aprendendo a aplicá-lo no Trabalho diário nas suas ONGs. Através de instrumentos educacionais não-formais, os participantes foram convidados a perceber as diferentes necessidades dos grupos vulneráveis e a servi-los nas suas YMCAs. Esta sessão foi liderada pela especialista em Direitos Humanos, Magdalena Gawronska, que partilhou seu conhecimento através de vários exercícios práticos.

02054l

A parte final da primeira sessão do YLA foi dedicada à governança democrática e, em particular, ao papel dos jovens membros do Conselho de uma ONG. Os participantes foram convidados a refletir sobre a estrutura necessária para as ONG modernas e democráticas, para garantir a sustentabilidade e a eficiência, mas também a adesão a uma abordagem baseada nos direitos humanos. Os participantes trabalharam muito para adaptar os conhecimentos às necessidades das suas YMCAs participando ativamente ao longo da sessão.

02053l

A sessão contou com 30 participantes e foi dedicada à liderança, governança democrática com uma abordagem baseada em direitos humanos, foi co-financiada pela Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa.

A primeira parte da formação abordou os diferentes tipos de liderança e as características específicas necessárias num líder de ONGs, enfatizando a necessidade de liderança inclusiva e democrática. Os participantes foram convidados a refletir sobre uma liderança efetiva e a sentir-se capacitado para assumir o papel de líderes nos seus movimentos.

02058l

Nesta primeira sessão do YLA também foi dedicada a conhecer novos amigos e a criar espírito de equipa para o resto das sessões: os nossos participantes criaram uma ótima atmosfera, apresentando-se mutuamente nas suas diferentes línguas e culturas, através da comida, música e risos. Esta primeira sessão também compreendeu uma excelente visita à encantadora cidade de Litomysl, onde se situa o centro de formação da YMCA Europe, uma sessão de “TED Talks” onde os participantes falaram das suas experiências de vida terminando com um jantar na noite checa.