O Centro YMCA de S. Sebastião (Centro Comunitário, Equipa de Acompanhamento do Rendimento Social de Inserção e Espaço Triângulo – Centro de Atividades de Tempos Livres) trabalha de forma integrada e desenvolve as seguintes atividades que visam combater a desocupação e o isolamento social dos beneficiário/as:

Re-Criar: Oficina de carpintaria que procura promover a aquisição de competências pessoais e sociais, através da construção de peças de mobiliário com recurso  a paletes e mediante encomendas.Realiza-se às segundas-feiras das 9h às 13h;

Um Chá e Dois Dedos de Conversa: Procura minimizar sentimentos de isolamento social e solidão. Periodicidade quinzenal às sextas-feiras das 14h às 16h;

Clube de Lavoures: Atelier ocupacional dedicado à confeção de peças de costura e artesanato de cariz social, cuja venda reverte para a aquisição de material e equipamento. Funciona todas as terças-feiras e na 1ª quinta de cada mês, das 10h às 12h;

Roda das Profissões: Pretende inspirar e motivar as crianças e jovens integrados no Espaço Triângulo – CATL de S. Sebastião a seguirem os seus sonhos profissionais e a alargarem os seus horizontes, através do testemunho em formatos criativos e inspiradores de vários convidados de diferentes áreas profissionais. Realiza-se mensalmente.

Projetos

 

Retratos Tecidos em Manta: Projeto de capacitação comunitária, de adesão voluntária, que facilita a auto reflexão e partilha de e sobre família(s) tendo como ponto de partida retalhos de tecido, fotografias, sonoridades, aromas, sabores e pessoas que reportam a memórias, histórias, valores e princípios orientadores das famílias.

Diário de Viagens YMCA: Conjunto de viagens/experiências realizado por um grupo de jovens beneficiários da medida e a equipa de RSI, numa aventura à descoberta de novas realidades fora do bairro, da cidade… Destina-se a jovens que não frequentam outras respostas sociais, e sem oportunidade de alargar os seus horizontes e experimentar novas sensações.

Loja Social: Projeto que se encontra em fase de arranque que tem como objetivo apoiar pessoas com carências de bens materiais, tais como, vestuário, calçado, brinquedos, móveis, artigos para a casa, etc.