Loading ...
BEM VINDO À YMCA SETÚBAL

Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço das pessoas, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

É um compromisso, não remunerado, através de uma ação concreta, continuada e enquadrada, com base na tomada de consciência das desigualdades e diferenças que, enriquecendo e aprofundando as referências e valores de cada um, conduz a uma participação ativa com as pessoas e a sociedade, tornando-se uma forma de estar. (in ISU)

 

Princípios

– Liberdade, igualdade e Pluralismo; responsabilidade; participação; gratuitidade; complementaridade; convergência e harmonização.

Retrospetiva Sumária

Desde a sua fundação a YMCA de Setúbal contou com a colaboração de pessoas voluntárias nas suas diversas áreas de intervenção. De modo mais sistemático, a prática do voluntariado patenteia-se:

– Projeto “Dar e Receber” – 2001/2008: Primeira Bolsa de Voluntário/as da YMCA.

– Projeto “Crescer em Saber – Animação Sociocultural da Bela Vista” – 2005. A YMCA acolhe jovens estudantes voluntário/as da Escola Superior de Educação (ESE). Atividade promovida com a parceria do Gabinete da Bela Vista/CMS.

– Projeto “Plataforma do Voluntariado”. Em 2007, a YMCA foi uma das entidades fundadoras da Plataforma. Desde essa data acolhe pessoas voluntárias encaminhadas pelo organismo mediador do projeto, a Camâra Municipal de Setúbal. Sistematiza a prática do voluntariado e introduz-se alguns elementos estruturantes como o “Contrato de Voluntariado”.

– Ações de Experimentação do Voluntariado e de Prática Cidadã – 2008/2010. Mais de uma centena e meia de pessoas fizeram experiência de voluntariado e participaram em acções solidária.

– I e II Campanha Olhos de Estrela em 2009/2010 através da angariação de brinquedos, livros e jogos didáticos para crianças e jovens de baixos recursos do Bairro da Bela Vista . Uma das mais valias desta campanha foi a participação de jovens e jovens adulto/as do bairro da Bela Vista e a sua experiência de voluntariado como ferramenta de capacitação.

– AEV 2011/III FFD: No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado/III Festa da Família e da Diversidade “De Tod@s para Tod@s”.  A YMCA redefine a sua Plataforma Interna de Voluntariado e aposta na formação dos seus membros.

Perfil

Desde Setembro de 2011, a prática do voluntariado na YMCA de Setúbal passa a estar regulada pelo Guia de Procedimentos e Gestão de Voluntariado.

– Pode ser voluntário/a toda e qualquer pessoa responsável, disponível, com espírito de iniciativa, empenhada, motivada, dinâmica, com facilidade de comunicação, criativa e com gosto pelo trabalho em equipa; maior de 16 anos de idade.

 

Contrapartidas

A YMCA está disponível para construir com o/a  voluntária o seu projeto de voluntariado maximizando as suas competências.

– Oferece, ainda, a possibilidade de frequentar os Ginásios & Piscinas YMCA com descontos de 30% na maioria das atividades.

– Usufruir de modo gratuito ou com desconto das ações de formação.

Os benefícios acima descritos são adstritos ao tempo de exercício de voluntariado contratualizado.

Etapas de Integração

A) Seleção e Enquadramento do Voluntário:

– Manifestação de interesse/Preenchimento de ficha de inscrição;

– Entrevista com o/a coordenador/a da Bolsa de Voluntári@s da ACM/YMCA;

– Entrevista com o coordenador/a da Resposta Social e o/a coordenador/a da Bolsa de Voluntário/as;

– Regularização de Seguro;

– Avaliação inicial;

– Assinatura do contrato de voluntariado.

B) Adaptação e Treinamento

C) Avaliação  – continuada, intercalar e final

D) Terminus

Onde se inscrever

No Centro Comunitário de S. Sebastião

Av. da Bela Vista, lote 16 – ao Pátio Comunitário
265 741 525/ 91 388 40 53

 

Maria da Liberdade Sousa Carlos
Coordenação Bolsa de Voluntariado

maria.liberdade@ymcasetubal.org

 

Link sobre a legislação para a prática de Voluntariado

http://www.mun-setubal.pt/diversos/voluntariado/legislacao.asp